O CASCA, Coletivo de Antropologia e Saúde Coletiva (DAN, UnB), convida para o 1o Seminário de Antropologia da Saúde e da Ciência, organizado por Debora Allebrandt e por Soraya Fleischer.
O evento ocorrerá dia 29 de setembro, no Departamento de Antropologia (ICS/UnB) em Brasília.
Confira abaixo a programação, que está imperdível!
1º Seminário de Antropologia da Saúde e da Ciência
29 de setembro de 2025, Sala Multiuso A, DAN/UnB
Organização: Débora Allebrandt e Soraya Fleischer
Apoio: CASCA e DAN/UnB
8h30 – 12h
MESA REDONDA 1: Medicamentos: trajetórias, temporalidades e infraestruturas
Coordenação: Soraya Fleischer (DAN/UnB)
Debatedor: Alexandre Branco Pereira (CASCA)
1. Trayectoria del “uso racional de medicamentos”, de las cátedras de farmacología de las carreras de Medicina a los mostradores de Farmacias de barrio en Argentina – María Pozzio (CONICET e ICS/UNAJ)
2. Infraestruturas químicas de cuidado: Uma tentativa de narrar a atuação de farmacêuticos pela reforma da biomedicina a partir do manejo cuidadoso de medicamentos – Cíntia Liara Engel(FCS/UFG)
3. Medicamentos, médicos e temporalidades – Rosana Castro (DAN/UnB)
14h00 – 17h30
MESA REDONDA 2: Pessoas: itinerários, evidências e eficácia
Coordenação: Débora Allebrandt (ICS/UFAL)
Debatedora: Rosamaria Carneiro (DSC/UnB)
1. Itinerarios patologizantes: Trayectorias de mujeres con padecimiento psíquico que transitaron internaciones psiquiátricas – Estefania Ronca (METICS/UdelaR)
2. Saberes descartáveis? A desvalorização de evidências testemunhais ou conhecimento experiencial das mulheres na atenção à saúde reprodutiva. Elaine Brandão (IESC/UFRJ)
3. Do laboratório à imunização: Narrativas e a disputa pela eficácia na pandemia de Covid-19, a partir do estudo da coorte dos nascidos Pelotas-RS em 1982 – Ana Paula Jacob (SOL/UnB e PPGEPI/UFPel)