É essa semana! 1º Simpósio Ocupa Museu Discute Museus, Universidade e Bem-Viver

Nos dias 16 e 17 de outubro de 2025, acontece, na Universidade de São Paulo, o 1º Simpósio Ocupa Museu – “O Museu como Encruzilhada: Memória, Universidade e Bem-Viver”, uma iniciativa da rede ROPA em parceria com o Laboratório de Pesquisa em Comunicação Museológica (LAPECOMUS), o Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (MAE-USP) e o Instituto de Estudos Brasileiros da USP (IEB-USP).

Com financiamento da PRIP – Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento da USP, o evento reúne pesquisadores, artistas, lideranças comunitárias e profissionais de museus para refletir sobre o papel das instituições na sociedade contemporânea, destacando temas como acessibilidade, inclusão, memória social, experiências comunitárias e saberes indígenas. A inovação está em propor um debate sobre museus e memória como ferramentas para a construção do Bem Viver na universidade, articulando essas discussões ao papel da PRIP-USP.

A programação será distribuída em dois dias e inclui mesas de debate, oficina de acessibilidade e giras de abertura e encerramento. Entre as/os convidadas/os estão Link Museu, pichador, grafiteiro e artista, Suzy Santos (Museu Comunitário do Jardim Vermelhão), Lucas Almeida (Museu dos Aflitos), Sheila Moreira (Centro de Memória Queixadas), Kuhupi Waura (Centro de Convivência Indígena – UFSCar), Carla Grião (especialista em acessibilidade), Juliana Siqueira (Prefeitura de Campinas), entre outros nomes que atuam na interseção entre cultura, memória e universidade.

 

Programação resumida

Dia 16 de outubro | Auditório 1 – IEB-USP

14h – Abertura com representantes da rede ROPA, LAPECOMUS, MAE-USP e IEB-USP;

O museu e a cidade” – gira de abertura com Link Museu

17h – Mesa 1: Museu como encruzilhada acadêmica, com Suzy Santos (Museu Comunitário do Jardim Vermelhão) e Lucas Almeida (Museu dos Aflitos)

Mediadora: Aline Montenegro Magalhães (MP/ USP)

Dia 17 de outubro | MAE-USP e IEB

9h – Oficina: Acessibilidade e inclusão nos museus e na universidade, com Carla Grião. Local: MAE-USP – Bloco 2 – Sala 2

14h – Mesa 2: Museus e memórias para o bem-viver, com Sheila Moreira (Centro de Memória Queixadas: Sebastião Silva de Souza), Kuhupi Waura (Centro de Convivência Indígena – Ufscar – Sorocaba)

Mediadora: Inês Gouveia (IEB/ USP)

17h – Gira de encerramento – “Museus, memórias e bem-viver”, com Juliana Siqueira

Mediador: Tony Boita

Fechamento com representantes da rede ROPA.

 

Serviço

Locais: Instituto de Estudos Brasileiros da USP (IEB-USP) e Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (MAE-USP)

16 e 17 de outubro de 2025

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdQXF32YMGsCccmZfjoVgobIHIyJEgxdypA9GgtJ7FC5UnCnQ/viewform

Mais informações: https://www.instagram.com/rederopa/

 

Sobre a ROPA

A Rede de Ocupações e Parcerias Acadêmicas é uma rede de afeto, pesquisa e aprendizado que busca a descolonização das relações e dos discursos nos museus, espaços de memória, na academia e no mundo. Por meio da partilha de pesquisas, encontros de estudo, visitas e eventos, a ROPA visa fortalecer a construção de saberes localizados, novas imagens e políticas da memória.

 

 

Release oficial do evento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima