É publicado o livro “WhatsApp in the World: Disinformation, Encryption, and Extreme Speech”, que conta com capítulo de Carolina Parreiras

O livro “WhatsApp in the World: Disinformation, Encryption, and Extreme Speech” foi publicado pela NYUPress e já está disponível. Organizado por Sahana Udupa, antropóloga de mídia e professora na Universidade Luís Maximiliano de Munique, na Alemanha, e Herman Wasserman, professor de Jornalismo e chefe do Departamento de Jornalismo da Universidade Stellenbosch, na África do Sul, o livro conta com um capítulo escrito por Carolina Parreira,  pesquisadora do departamento de Antropologia da USP e integrante da RAFeCT.

“WhatsApp in the World: Disinformation, Encryption, and Extreme Speech” é uma coletânea com estudos de campo e visões multidisciplinares sobre o impacto global do WhatsApp. O livro analisa como a promessa de privacidade pela criptografia — o que os autores chamam de “lived encryptions” — colide com realidades como vigilância estatal, disseminação de desinformação e propaganda política, especialmente em grupos fechados. Com contribuições de especialistas e profissionais de fact‑checking, a obra investiga como este meio de comunicação instantânea molda ecossistemas de discurso extremo e desinformação em diversas regiões. 

No capítulo de autoria de Carolina Parreiras, intitulado “Extreme Speech, Community Resonance, and Moralities: Ethnographic Notes on the Use of Whatsapp in Brazilian Favelas”, a autora analisa o WhatsApp como uma plataforma que ultrapassa seu uso como simples aplicativo de mensagens, tornando-se parte integrante da vida cotidiana — especialmente no Brasil, onde o app é central nas interações sociais e comerciais. O capítulo ainda aborda como essa onipresença do app permite revisitar metodologias etnográficas — configurando o WhatsApp tanto como campo de pesquisa quanto ferramenta para estabelecer intimidade com interlocutores — e levanta questões teórico‑metodológicas e éticas sobre as novas formas de intimidade e relações de pesquisa suscitadas por seu uso.

Para ler o livro e o capítulo de Carolina Parreiras, você pode comprar o livro ou baixar gratuitamente a versão online acessando o site da editora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima